sábado, 20 de setembro de 2008

Estão explicadas muitas coisas...




Lá anda o polvo... a entrar-nos em casa... Assim se explicam muitas coisas, qual Primeiro Comando da Capital qual quê...
Não é preciso ir procurar os criminosos aos locais sórdidos e escondidos, isso era dantes... Agora, andam bem visíveis à vista de todos e a governarem-se, perdão, a governarem-nos... É bom ter amigos ricos, eu também gostava de sinalizar uma casa com 300 mil euros, sem qualquer documento, bastava que isso para mim fossem trocos de trazer no bolso...


Crise? Qual crise? Viva esta Merda!!!



A antiga casa de Almeida Garrett
A nova casa de Manuel Sebastião



Um obrigadinho ao sorumbático

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Que estúpidos...



Promessa de centenas de milhares de milhões faz "esquecer" a crise das bolsas
20.09.2008 - 09h05

Sou daqueles que sempre acreditaram na emigração portuguesa. Com efeito, regra geral o português é trabalhador e, com a sua dose de Chico-espertismo tão lusitana, consegue vingar, praticamente em qualquer lugar do mundo. É assim há pelo menos quinhentos anos… Somos como as baratas, as formigas ou lá o que é que suporta tudo. Somos tão bons que, confesso com muito espanto, conseguimos sucesso com indivíduos como o Durão Barroso ou António Guterres… Sem mais comentários.
Andaram muito mal esses cow-boys e europeus quando não recorreram aos serviços dos portugueses para resolver esta crise. Se a solução era prometer milhões era só virem a Portugal e levarem o Sócrates (de preferência) ou outro qualquer… Quais Nancy Pelosi, Henry Paulson, Ben Bernanke ou Trichet, são verdadeiros amadores se comparados com os nossos.
Americanos ou europeus, não se esqueçam das nossas qualidades e das muitas provas dadas… Quando precisarem de basófias ou moncos temos cá muito, é só virem-se servir… Olhem, levem o Constâncio, o Valentim Loureiro, o Isaltino, o Pinto da Costa, o Judas, o Santana Lopes, a Fátima Felgueiras etc, etc, etc... Ah! E não esqueçam... se precisarem de alguém para a UNICEF, levem o Paulo Pedroso...
Administradores do Lehman Europe exigem devolução de oito mil milhões de dólares aos EUA
20.09.2008 - 10h09

Tiro no pé...



António Borges acusa Sócrates de não reconhecer “incompetência” de alguns ministros
20.09.2008 - 11h27 Lusa, PÚBLICO
Só prova que, infelizmente, ele também é incompetente… alguns??? Bem, mas desde logo, como é que ele pode chamar incompetente a algum se, mesmo sendo-os, eles são mais competentes que ele? Estão a imaginar ele a chamar incompetente ao Mário Lino e ele a responder-lhe sobre habilitações académicas e como e onde foram adquiridas? Não pode…
Quanto ao sinal político que o vereador do concelho de Almeirim viu na visita ao seu concelho, ele que esqueça… O Toino só lá foi pelo Melão…

Viva a Galp !!!!


Barbie Sarah Palin cartoons



Polvo à moda dos pobres

Nestes dias difíceis, um blogue eclético como este não poderia esquecer a culinária, como se sabe uma manifestação cultural de elevado interesse para todos. Para tal coloco à vossa disposição esta receita que me enviaram por mail e que recomendo vivamente:

Polvo à moda dos pobres
*****
****

E bem precisam...


Estes aprendizes de crápulas têm tudo menos moral, por isso, bem precisam dela. A liberdade de voto nem se devia discutir e, na minha opinião, devia até ser secreto, precisamente para ninguém ter medo de ninguém… Dizem, depois, que até sábado estão a preparar não sei o quê, mas que depois falarão sem medo de ninguém… Então e agora? Estão com medo de quem? Do Paulo Pedroso?
Se for por isso, dou-vos razão...
Depois o casamento de homosexuais deve interessar muita gente, mas não esqueçam que as más políticas do governo e a trafulhice que todos os dias se agrava afecta toda a gente, homo ou héterosexuais...

Mesmo assim...


Não deixa de ser curioso… Há uns anos a esta parte, era difícil entrar nos países de Leste, e em boa verdade ainda mais difícil sair, devido à política de segurança e protecção à intoxicação vinda do Ocidente. Hoje é ao contrário… Para se entrar no país da liberdade é quase necessário apresentar uma declaração certificada pelo Papa a atestar um bom comportamento, isto é, um comportamento americanizável…
Como é assim, parece-me que a sede da ONU deveria sair dessa fortaleza da liberdade e ir para um local mais acessível a todos… Tem, pois, toda a razão Alexandre Iakovenko quando alega que as dificuldades de entrada nos states levantadas aos representantes da Abkházia e da Ossétia do Sul são desleais… tanto mais que os russos se comprometem a não entrar em guerra por causa da crise da Geórgia, contrariamente, por exemplo à barbie Palin...

Já agora... continua uma pergunta que ainda ninguém me respondeu... para que serve a Nato?

Sarah Palin cartoons


Quando a Justiça já nunca será Justiça...

Blogagem Colectiva para Flávia em 9/Set/2008

Os amigos são para as ocasiões, não é Joãozinho?



Governo sem soluções fáceis para atacar alta de preços dos combustíveis
19.09.2008 - 09h12

Mais um artigo e um episódio que corrobora aquilo que venho dizendo há muito tempo e que cada vez mais se vai acentuando. Efectivamente, estamos perante mais um exemplo do espírito e acção deste governo, forte e prepotente com os fracos, fraco, tíbio e impotente com os fortes… Esta forma de governação irá, creio, tornar-se num exemplo paradigmático: o despotismo selectivo.

No meio disto, assistimos a coisas curiosas… onde deve governar não governa, onde não deveria governar, pelo menos tanto, exacerba-se em legislação, coimas, restrições, com uma prática de fiscalização que raia o antigo banditismo de estrada. Isto, claro, se se tratarem de cidadãos vulgares, entenda-se fracos, ou que não têm irmãos no supremo; pois aos fortes, sejam criminosos assumidos, daqueles de faca, pistola e bomba, ou dos outros, que muitas Este vezes se sentam, impune e despudoradamente, nos mais altos cargos, bem aos fortes nada acontece, salvo talvez algumas recompensas, prebendas ou indemnizações…

Este João César das Neves, professor da Universidade Católica, vem sugerir-nos num tom que presumo querer ser jocoso, mas apenas revelar a maior falta de inteligência possível para o saber ser, que, se calhar, a ser como se diz os administradores das empresas deveriam ser presos… Pois, se calhar… e se ele fosse com eles não se perdia nada, afinal os amigos são para as ocasiões, não é Joãozinho?

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Autismo


Os autistas em Portugal podem ser mais de 65 mil. Muitos não foram diagnosticados nem tiveram o tratamento adequado
por Helena Norte,Jornal de Notícias, 15/07/2008 (???)

Alguns deles chegaram a ministros e um deles é Primeiro-Ministro. Consta que a mais eficaz terapia é um fármaco chamado Eleições. Parece que, lentamente, este medicamento os está a fazer cair na realidade.O problema maior é que alguns combinam o autismo com a esquizofrenia. E a ciência médica ainda não consegue incutir neles a capacidade de distinção entre a realidade e a fantasia...Há os que pensam que falsificando os exames os alunos passam a saber Português e Matemática.Há os que confundem projectos de engenharia com simples jogos da Lego.Há os que pensam que os banqueiros internacionais são uma espécie de tias ricas misericordiosas sempre dispostas a dar-lhe mais uns milhões emprestados para os seus devaneios e prodigalidades.Há os que pensam que ainda são ministros quando é o engenheiro que decide por eles.Há pelo menos um que pensa que é um Padrinho da Máfia que continuará eternamente a fazer a lei e a justiça à sua maneira, manobrando a lei processual penal e manipulando as investigações mais comprometedoras.Quase todos eles pensam que os portugueses são todos estúpidos e não sabem distinguir a realidade da demagogia. Nisto só parcialmente estão iludidos. A acreditar nas sondagens há mesmo muitos portugueses que ainda não perceberam o Governo que têm. Se calhar há mais de 65.000 autistas. Nesse caso podem ser uns 3 milhões.
Recebido por e-mail
parece ser uma trucagem do artigo homónimo que pode ser visto aqui e que qualquer um pode descobrir na net. Esvaneceu-se-me o interesse pela jornalista em questão... Embora não me agrade alguém fazer passar-se por outrém, o texto tem o seu quê, por isso fica, mas interrogado no que respeita à autoria.

Até que enfim que acertou...


Presidente da República recusa comentar possível intervenção do Governo
Cavaco Silva considera que a questão dos preços dos combustíveis exige reflexão

18.09.2008 - 18h31 Lusa

“O Presidente da República, Cavaco Silva, escusou-se a comentar a possibilidade de o Estado intervir para fazer baixar os preços dos combustíveis para os consumidores, referindo apenas que
a questão é "complexa" e que exige reflexão.”

Acertou! Agora acertou! Até que enfim! Hurra!
Exige, de facto, uma reflexão muito séria da nossa parte: o que fazer com esta pandilha que nos governa e com este presidente que para aí anda… Como sobreviver neste país à beira mal plantado… O petróleo sobe, os preços dos combustíveis sobem; o petróleo desce e os preços dos combustíveis ficam onde estavam… A questão é de facto complexa: o que fazer a esses intrujões de feira que vivem à nossa custa… realmente, não sei ao certo o que merecem,
embora tenha umas ideias…

A BURRICE NUNCA DISCORDA...



Para quem não sabe, as casas não se podem ou, pelo menos, creio que não devem ser começadas pelos telhados… Apesar de nem Engenheiro Simplex ser, creio que não devo estar muito errado. Ora, a educação de uma criança é igual, deve-se começar no pré-escolar e não na Faculdade ou no 12º ano…
Bom seria que quem não soubesse do que fala estivesse calado, sobretudo quando é ridiculamente conhecida a ignorância do presidente Aníbal em tudo o que extravase contas e os números mais ou menos merceeiros… Mas, devia ter conselheiros que lhe fossem chamando à atenção para estar calado quando não sabe, senão temos que continuar a sermos envergonhados com os Copeníícos (ouvir aqui) e outras ideias estúpidas como esta.
Quanto à Ministra Maria de Lurdes, também tem que se lhe diga… Do primeiro Ministro Sócrates a história é tão sabida que nem um fax de inglês técnico me dou a trabalho de aqui colocar.
Aqui há uns tempos, para quem não se lembra, Sócrates veio com mais uma das suas promessas, esta que se resume em cima e que podem ver aqui na sua totalidade… Bom, promessas à parte, começa a chegar a realidade, o ensino pré-escolar, em Portugal, é mais do que insuficiente. Ora, se tivermos em consideração que nessas contas não se incluiu a grande maioria das pessoas que nem sequer já o procura no público, tendo que recorrer, sem qualquer hipótese ao privado; temos o espelho da realidade nacional. Tenho-me fartado de dizer aos quatro ventos que é muito mais importante o ensino obrigatório a partir dos 3 anos de idade do que o ensino obrigatório até ao 12º ano, ideia idiota, absurda e demagógica que só pode ser defendida por quem não percebe ou finge que não percebe nada do assunto. Porquê? Porque o processo de socialização infantil tem de começar pelo menos aos 3 anos de idade, com a imposição de regras, o contacto com os pares, com uma realidade extra familiar, etc, etc, etc, onde as crianças são iniciadas no desenvolvimento das suas competências sócio-cognitivas.
Por outro lado, a imposição do 12º ano obrigatório é completamente absurdo, porquanto: em 1º lugar, há muitos indivíduos que não têm capacidades intelectuais para o concluir (excepto nos CNOs), 2º há outros tantos que, pura e simplesmente não querem estudar mais do que o 9º ano e, se há coisa impossível de fazer, é ensinar a quem não quer aprender, 3º é um contra-senso porque aos 18 anos os portugueses atingem a maioridade pelo que, legalmente, não podem ser obrigados a frequentar a escola, 4º porque alunos forçados a frequentar a escola apenas vão permanecer dentro das aulas e não estudar, impossibilitando um ambiente aceitável para os que querem, efectivamente, estudar o fazerem com o ambiente e tranquilidade necessárias, 5º terão razão se não se comportarem da melhor forma, já que, de facto, estão ali obrigados e já não o deviam estar, ora sabendo nós os problemas que já existem nas escolas, imaginemo-las integrando alunos de 26 ou 28 anos a terem de cumprir a pena de fazer o 12º Ano… Poderia estar aqui a colocar razões até amanhã, mas penso que só estas vão chegando…

TUDO O QUE SE DIGA FORA DISTO É CRIMINOSO, ESTÚPIDO E IRRESPONSÁVEL...
Já agora... quantos dos filhos ou netinhos dos nossos políticos andam ou andaram na escola pública???

Sarah Palin

...

O Ipi


A situação afigura-se-me gravíssima… abriu-se o precedente e, muito possivelmente, vai ter que ser criado um novo imposto nacional para pagar as indemnizações a todos os que, no exercício da sua actividade, foram importunados pela justiça portuguesa. O porquemedizem apurou, em primeira mão, que se vai designar IPPPI (lê-se Ipi) e é na sua versão descriminada o Imposto Para Pagar aos Parasitas Importunados.
Nele caberão todos os tipos de caso, desde a pedofilia, ao branqueamento de capitais, sacos azuis, corrupção, falsificação, burla, etc. Mesmo o assaltante do BES, o rapazito que levou os tiros, terá direito a ser ressarcido por o terem despenteado…
Viva Portugal e o Ipi...

post scriptum: contrariamente ao que possa parecer, como de costume, a imagem não foi roubada ao Kaos, foi ele que ma roubou a mim, mas é uma história muito complicada que correrá nos tribunais para sermos ambos indemnizados...

EIS A SOLUÇÃO !!!

Ministro da Economia diz que não hesitará
Governo ameaça intervir se os preços dos combustíveis não baixarem nas bombas
18.09.2008 - 09h23
Por PÚBLICO
“O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirma que “se por acaso o preço da gasolina” nas bombas não baixar ficará “extremamente surpreendido” e não hesitará em tomar medidas. Não disse no entanto quando as tomaria nem que tipo de medidas ponderava. (…)
O ministro crê não ser positivo avançar para preços administrados, mas reforçou a ideia de que se os preços não baixarem terá de ver o que se passa.”

O porquemedizem sugere desde já ao sr. Pinho que utilize este modelo, já que neste, como na maioria dos casos, parece estar muito necessitado…
Existem graduações para todo o tipo de miopia e o modelo é bonito e deve ficar-lhe bem…







Pode ainda recorrer a estes modelos, se bem que já não lhe fiquem tão bem...









Esses aí, ou as lentes de contacto que usas agora não valem nada, vai à loja onde as compraste, diz que és ministro, que com elas não consegues ver um elefente num corredor e exige que te devolvam o dinheiro, pois o governo não deixa que brinquem com o consumidor...


quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Wilhelm Kempff plays Beethoven's Moonlight Sonata mvt. 1




Há vários mundos, por vezes, há a necessidade de os variar... Até quando não sabemos, mas cremos que há momentos passados nesses outros mundos que são higiénicos e revigorantes...
O mundo onde existe isto não pode ser o mundo onde eu vivo... tenho que me mudar definitivamente...
Obrigado a esse mundo e a quem o aqui trouxe, por este momento de prazer...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mas, para nós é igual ao litro...



Barril de petróleo “Brent” abaixo dos 90 dólares
16.09.2008 - 17h47

"Apesar desta descida acentuada do crude, os preços dos combustíveis em Portugal resistem à queda (...) Ferreira de Oliveira sustentou que nem sempre a baixa do preço do crude se reflecte integralmente no preço dos combustíveis e que o inverso era igualmente verdadeiro. O líder da Galp adiantou ainda que a apreciação do dólar, contra o euro, estava a limitar, em parte, a descida do preço dos combustíveis vendidos ao público."

Angola assim vai mal...

"Angola: Fernando Lelo condenado a 12 anos de prisão
O jornalista angolano Fernando Lelo, antigo correspondente da Voz da América na província de Cabinda, foi hoje condenado a 12 anos de prisão por prática de crime contra a segurança do Estado e instigação à rebelião armada no enclave.
O acórdão foi ditado pelo Tribunal Militar de Cabinda, mas a defesa do arguido considera a decisão do tribunal «injusta» e promete recorrer.
Para Martinho Nombo, advogado de defesa de Fernando Lelo, a sentença foi uma «autêntica encenação», frisando que em Angola «a justiça não existe».
Fernando Lelo foi preso em Novembro de 2007 pelas autoridades angolanas e já não trabalhava para a Voz da América, depois foi transferido para uma cadeia de Luanda, enquanto decorriam as investigações e devolvido no final do mês passado para a cidade de Cabinda para julgamento.
O acórdão do juiz presidente do Tribunal Militar de Cabinda, António Miguel, que condenou também outros quatro arguidos envolvidos no mesmo caso a 13 anos de prisão.
As autoridades angolanas nunca especificaram os crimes que terão sido alegadamente cometidos por Fernando Lelo."
Eis aqui um exemplo daquilo que em Angola não devia suceder e, parece-me, que já nem sequer seria preciso... Esta história de conspirar contra a pátria, tribunais militares, etc e tal, são o fim de qualquer possibilidade de mudança em Angola. É difícil de ver?
Talvez uma leiturinha aqui ou aqui possa ajudar...

Who is Sarah Palin?


Para que serve a Nato?


Face a toda esta conversa e à escalada de palavras e atrito de posições, com que os governantes parecem brincar, repito esta questão que ainda não vi respondida e deixo para perguntarem a vós mesmos... Para que serve hoje a Nato, para resolver problemas ou arranjá-los?

Por uma vez estamos de acordo…



Alberto João Jardim defende que os partidos têm que se regenerar
16.09.2008 - 09h45 Lusa, PÚBLICO


Há muito tempo que, por exemplo,
o prazo de validade dele já expirou…Sejamos honestos, desde quando é que o Alberto João diria que estava em pânico? E então o tal Partido Albertino Regionalista Sakashvillista Português?
Bem sei que vamos perder uma fonte inesgotável de motivos de riso, mas é para o bem da Madeira, do país e dos partidos… E esta ideia de referendar a Constituição… Não é nova, sabem quando foi feita a última vez e por quem? Dou uma ajuda, foi em 1933 e o chefe de então tinha um nome que começava por António… Creio mesmo que foi votado como o melhor futebolista português ou coisa que o valha…
Mas ainda bem que o homem tomou consciência, não vá um dia ser verificado pela ASAE e tenha que ser incinerado, por representar um perigo para a saúde pública..

Afganistan now...

General Petraeus deixa hoje o Iraque
O "herói do momento" tem maiores desafios à sua espera deixa hoje o Iraque
O "herói do momento" tem maiores desafios à sua espera


Isso,vai marrar com esses...



Sejam bem-vindos à forma de negociar desta ministra e do seu governo…
“A ANMP não vai bem quando adopta uma atitude reivindicativa e até sindicalista ao encarar que a transferência de competências possa envolver contrapartidas e benefícios.”
Pois claro que não seus maoístas, sindicalistas e todas essas coisas, as autarquias deveriam aceitar mais encargos, competências e problemas e, ainda por cima, pagarem ao Ministério da Educação; o tal que não se quer ver livre das escolas… Engulam essa e provem um bocadinho do veneno que tem vindo a ser servido por essa ministra e pelo seu governo, só um pequenino aparte ou indicação… quando disser não é porque é sim e vice-versa…
Concluindo, ou traduzindo, O ME quer ver-se livre das escolas, sobretudo no que diga respeito a custos. Se não aceitarem, agradecidos, a dádiva, preparem-se para ser mal tratados e insultados, pois esta ministra não aceita outra resposta que não seja ámen.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Tenho só uma dúvida...



Não percebi bem… por o terem preso ou solto?

PORQUE NÃO SABE O QUE DIZ... COMO DE COSTUME...


TUDO O QUE SE DIGA FORA DISTO É CRIMINOSO, ESTÚPIDO E IRRESPONSÁVEL

Bom seria que quem não soubesse do que fala estivesse calado, sobretudo quando é ridiculamente conhecida a ignorância do presidente Aníbal em tudo o que extravase contas e os números mais ou menos merceeiros… Mas, devia ter conselheiros que lhe fossem chamando à atenção para estar calado quando não sabe, senão temos que continuar a sermos envergonhados com os Copeníícos (ouvir aqui) e outras ideias estúpidas como esta.
Aqui há uns tempos, para quem não se lembra, Sócrates veio com mais uma das suas promessas, esta que se resume em cima e que podem ver aqui na sua totalidade… Bom, promessas à parte, começa a chegar a realidade, o ensino pré-escolar, em Portugal, é mais do que insuficiente. Ora, se tivermos em consideração que nessas contas não se incluiu a grande maioria das pessoas que nem sequer já o procura no público, tendo que recorrer, sem qualquer hipótese ao privado; temos o espelho da realidade nacional.Tenho-me fartado de dizer aos quatro ventos que é muito mais importante o ensino obrigatório a partir dos 3 anos de idade do que o ensino obrigatório até ao 12º ano, ideia idiota, absurda e demagógica que só pode ser defendida por quem não percebe ou finge que não percebe nada do assunto. Porquê? Porque o processo de socialização infantil tem de começar pelo menos aos 3 anos de idade, com a imposição de regras, o contacto com os pares, com uma realidade extra familiar, etc, etc, etc, onde as crianças são iniciadas no desenvolvimento das suas competências sócio-cognitivas.
Por outro lado, a imposição do 12º ano obrigatório é completamente absurdo, porquanto: em 1º lugar, há muitos indivíduos que não têm capacidades intelectuais para o concluir (excepto nos CNOs), 2º há outros tantos que, pura e simplesmente não querem estudar mais do que o 9º ano e, se há coisa impossível de fazer, é ensinar a quem não quer aprender, 3º é um contra-senso porque aos 18 anos os portugueses atingem a maioridade pelo que, legalmente, não podem ser obrigados a frequentar a escola, 4º porque alunos forçados a frequentar a escola apenas vão permanecer dentro das aulas e não estudar, impossibilitando um ambiente aceitável para os que querem, efectivamente, estudar o fazerem com o ambiente e tranquilidade necessárias, 5º terão razão se não se comportarem da melhor forma, já que, de facto, estão ali obrigados e já não o deviam estar, ora sabendo nós os problemas que já existem nas escolas, imaginemo-las integrando alunos de 26 ou 28 anos a terem de cumprir a pena de fazer o 12º Ano… Poderia estar aqui a colocar razões até amanhã, mas penso que só estas vão chegando…
Já agora... quantos dos seus netinhos andam ou andaram na escola pública???

Quem não conhece o post de onde esta imagem foi roubada recomendo, vivamente, a sua leitura integral... aqui.

Angola deve aprender com os erros...


Angola: Legislativas foram "realizadas sob numerosas irregularidades" - Human Rights Watch
15 de Setembro de 2008, 10:21
Lisboa, 15 Set (Lusa) - As recentes eleições legislativas em Angola, ganhas, segundo a Comissão Nacional Eleitoral (CNE), pelo MPLA foram "realizadas sob numerosas irregularidades", acusa hoje a Human Rights Watch (HRW).
Resultados definitivos de nove das 18 províncias angolanas divulgados domingo pela CNE confirmaram o domínio da votação no MPLA, com mais de 80 por cento dos votos, nas eleições legislativas de 05 e 06 de Setembro.
A HRW refere, em nota hoje divulgada, ter identificado irregularidades que incluem a obstrução, por parte da CNE, do credenciamento dos observadores nacionais, a falta de resposta da comissão à parcialidade dos órgãos de informação, e a demora do governo em conceder os financiamentos devidos aos partidos.
A organização não governamental (ONG) afirma ter provas, sobre estas três irregularidades, que "sugerem que o pleito eleitoral não respeitou, em áreas fundamentais, os Princípios e Directrizes Reguladores de Eleições Democráticas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)".
De acordo com a directora para África da HRW, Georgette Gagnon, Angola precisa de reformar a Comissão Nacional Eleitoral, "de modo a que esta não seja dominada pelo partido no poder e esteja efectivamente em condições de responder aos problemas eleitorais" que possam surgir nas eleições presidenciais, previstas para 2009.
"Caso a CNE não seja reformada, poderá acentuar-se o risco de os angolanos e os parceiros internacionais perderem a confiança no incipiente processo democrático que o país experimenta", adianta a responsável.
A HRW confirma que tanto a ONG como os observadores eleitorais internacionais constataram que o dia da votação e o respectivo período de campanha "decorreram, de um modo geral, em ambiente pacífico".
"Todavia, em Cabinda, província rica em petróleo onde um movimento separatista continua activo, os observadores internacionais informaram a HRW que a situação de segurança frágil os impediu de alargar a sua missão a toda a província", refere a nota.
"Também se registaram alguns incidentes nos antigos bastiões do principal partido da oposição, a UNITA, nas zonas rurais de Huambo e Benguela", segundo o texto da HRW, referindo que "a provisão de segurança adequada para os partidos é apenas um dos critérios para a realização de eleições livres, justas e transparentes".
A HRW refere ainda que "as assembleias de voto em Luanda registaram graves problemas com a distribuição tardia de boletins de voto, o que obrigou a CNE a estender a votação para o dia seguinte".
Os observadores da UE constataram que, ao contrário às indicações da CNE, apenas 22 de 320 assembleias de voto funcionaram no dia seguinte, o que "causou maior confusão e impediu um grande número [ainda não determinado] de eleitores de exercer o seu direito de voto".
A HRW conclui que "o governo deve estabelecer um inquérito independente para investigar porque faltaram boletins de voto, quantas pessoas foram impedidas de votar e por que motivo os registos eleitorais não se encontravam disponíveis no dia da votação", afirmou Gagnon.
Deve também "o governo angolano investigar todos os incidentes violentos relacionados com a campanha eleitoral e encaminhar os seus responsáveis à justiça", disse a responsável da HRW.
"Assegurar que não há impunidade para tais ataques é essencial para a realização de eleições presidenciais mais justas, no próximo ano", segundo a organização.

O que significa garante???



Sempre a mesma meia conversa, meia verdade, meia mentira… Quanto muito poderia dizer que não vai encerrar MAIS escolas secundárias… Porém, quem tem que lidar na prática com o que a senhora ‘Menistra’ diz, sabe que, normalmente, diz uma coisa e faz outra… Depois, parece esquecer o ambiente de cortar à faca que se vive na escola pública, fruto dos seus novos estatutos dos docentes, dos alunos e da gestão escolar…
Finalmente, esquece-se, grave e cinicamente, de comentar a fuga massiva de professores da escola pública para a reforma ou para outro lado qualquer… mesmo, se entre eles se encontram dos melhores profissionais que a escola tinha e isto fruto da sua política prepotente e de bandalheira, que esses professores não conseguiram suportar. Os que lá têm de ficar, ficam por força das circunstâncias de terem escolhido o ensino como profissão e o que se vê é os melhores a definharem, por se sentirem mal e os piores a tomarem as melhores posições na pândega que para aí vem e onde se sentem como peixes na água, ou porcos no estrume.
Viva a educação da Senhora Menistra e deste Goberno…